Início
Saiba mais sobre o forno
Modelos
Perguntas freqüentes
Fotos
Vídeos
Quanto custa?
Financiamentos
Nossos clientes
Sobre nós
Contato
 
 
Nova pagina 1
 
Perguntas frequentes
 

• Qual a vantagem do uso do forno Pizzabon em relação a um forno tradicional a lenha?

• Há alguma diferença do forno Pizzabon quando no uso de gás em relação aos outros fornos a gás existentes no mercado?

• O forno Pizzabon pode ser considerado um forno ecologicamente correto?

• Há como se usar gás e lenha ao mesmo tempo? Em que vantagem isto resulta?

• Há contato direto do fogo com a pizza?

• Por onde sai a fumaça da queima da lenha?

• Qual a temperatura ideal para se assar pizzas e esfihas?

• Qual a temperatura máxima atingida pelo forno?

• O que proporciona o sabor e a aparência característicos de uma pizza assada em um forno a lenha tradicional, seria a influência do contato direto da pizza com a queima da lenha ou outros fatores?

• Há algum tipo de lenha específico para se usar no forno?

• O que é briquete (lenha ecológica)?

• Qual a vantagem de se usar briquete (lenha ecológica) em substituição da lenha convencional?

• É fácil trabalhar com este forno?

• É fácil manusear as pizzas no forno Pizzabon?

• As pizzas precisam ser giradas?

• O forno Pizzabon assa esfihas?

• O forno Pizzabon também pode ser usado para assar outros tipos de alimentos?

• Como é o controle de temperatura?

• No uso da lenha é necessário o uso dos queimadores infra-vermelhos?

• Os queimadores a gás possuem controle individual?

• Como funciona o sistema de gás do forno?

• Este forno trabalha com gás natural?

• O gás pode ser fornecido por botijões normais?

• Qual é o consumo de lenha e gás do forno Pizzabon?

• Como é feita a instalação do forno? É difícil?

• O forno pode ser transportado para outros locais?

• Posso usá-lo para festas, feiras ou eventos?

• Qual a capacidade de produção dos fornos Pizzabon?

• Qual a capacidade de atendimento dos fornos Pizzabon?

• De que material este forno é feito?

• O forno possui isolamento térmico?

• O forno pode ser desmontado?

• Como é a manutenção deste forno?

• Qual a garantia do forno Pizzabon?

• Quanto custa um forno Pizzabon?

• O forno Pizzabon pode ser financiado?



- Qual a vantagem do uso do forno Pizzabon em relação a um forno tradicional a lenha?
R.: Dentre inúmeras merecem destaque a economia de 60% no consumo de lenha em relação a um forno tradicional; possibilidade do uso de briquete (lenha ecológica) colaborando com a preservação do meio ambiente;  maior higiene, pois, como a lenha é colocada em uma fornalha separada do lugar onde as pizzas são assadas, evita-se o contato de sujeira ou outros detritos que possam vir acompanhados com a lenha; praticidade para quem trabalha com o forno, pois a alimentação da fornalha é bem mais cômoda do que num forno tradicional; possibilidade de remoção do forno do local em que esteja instalado, desta forma não se perde o investimento como em um forno construído em alvenaria que não pode ser removido; possibilidade de uso para festas, feiras  e eventos já que pode ser transportado; estrutura e materiais reforçados para garantir maior durabilidade e resistência; baixa manutenção;  possibilidade de se usar gás como combustível em substituição da lenha; agilidade no trabalho, pois o manuseio das pizzas é facilitado já que não precisam ser giradas a todo momento; rapidez nos assados e maior homogeneidade no assado das pizzas.
Voltar

 

- Há alguma diferença do forno Pizzabon quando no uso de gás em relação aos outros fornos a gás existentes no mercado?
R.: A diferença é que no forno Pizzabon há uma simulação do assado das pizzas no uso do gás exatamente como que se estivessem sendo assadas na lenha, as pizzas são assadas diretamente na pedra como que se estivessem sendo assadas em um forno a lenha tradicional. Existem queimadores que ficam abaixo da base de pedra que transmitem caloria para manter esta base a uma temperatura igual a de um forno a lenha, também existem  queimadores superiores  infra-vermelhos que mantém uma temperatura uniforme dentro da câmara de assados, fazendo com que as pizzas assem tanto a massa como a cobertura ao mesmo tempo, tudo isto à temperaturas  entre 300 a 350°C, todos estes fatores combinados com o amplo isolamento térmico garantem a qualidade final das pizzas assadas no forno Pizzabon e também um baixo consumo de gás. O resultado final do assado de uma pizza no forno Pizzabon  utilizando gás é a mesma obtida quando do uso da lenha, massa levemente crocante por fora e macia por dentro, bordas e fundo da pizza com o mesmo visual característico de uma pizza assada no forno a lenha.
Voltar

 

- O forno Pizzabon pode ser considerado um forno ecologicamente correto?
R.: Sim, além do forno Pizzabon proporcionar a mesma qualidade de pizzas assadas  em um forno a lenha tradicional, ele aproveita totalmente o calor gerado pela queima da lenha graças ao seu grande poder de contenção térmica, o que diminui consideravelmente o consumo de lenha, contribuindo sem sombra de dúvidas para preservação do meio ambiente. Outro fator que também corrobora para que o forno Pizzabon seja considerado um forno ecologicamente correto é a possibilidade do uso de briquete (lenha ecológica), o qual é produzido a partir do aproveitamento de resíduos de diversos tipos de madeiras, além do uso do gás.
Voltar

 

- Há como se usar gás e lenha ao mesmo tempo? Em que vantagem isto resulta?
R.: O forno Pizzabon pode trabalhar somente com lenha, somente com gás ou então com gás e lenha ao mesmo tempo, isto é mais uma possibilidade de combinação que você terá usando o forno Pizzabon. Quando for preciso aquecer o forno rapidamente para o trabalho, poderá ser usado a combinação de lenha com o aquecimento a gás, isto fará com que o tempo para se atingir a temperatura ideal de trabalho diminua. Imaginando uma outra situação, caso venha a faltar lenha na hora do trabalho você não fica na mão, poderá tranquilamente dar continuidade ao trabalho ligando os queimadores a gás.
Voltar

 

- Há contato direto do fogo com a pizza?
R.: Não, quando utilizados lenha ou briquete (lenha ecológica) para aquecimento do forno, estes são introduzidos em uma  fornalha logo abaixo da câmara de assados , esta fornalha fornece o calor que é distribuído ao redor da câmera de assados e aquece a base de pedra onde as pizzas são assadas.
Voltar

 

- Por onde sai a fumaça da queima da lenha?
R.: A fumaça é conduzida por dutos internos até uma saída superior, sem que haja contato da fumaça com as pizzas que estão sendo assadas.
Voltar

 

- Qual a temperatura ideal para se assar pizzas e esfihas?
R.: A temperatura ideal gira em torno de 320 a 350°C, no forno Pizzabon chega-se a esta temperatura facilmente tanto no uso de lenha ou gás.
Voltar

 

- Qual a temperatura máxima atingida pelo forno?
R.: 500°C.
Voltar

 

- O que proporciona o sabor e a aparência característicos de uma pizza assada em um forno a lenha tradicional, seria a influência do contato direto da pizza com a queima da lenha ou outros fatores?
R.:  Embora isto seja um assunto que desperte certa polêmica, não é verdadeiro a afirmação de que a pizza assada em um forno a lenha convencional adquira sabor diferenciado por estar em contato direto  com a fumaça que é exalada pela queima da lenha, o que leva a pensar que a pizza ficaria “defumada”, se assim fosse, para cada tipo de lenha usada se teriam sabores diferenciados na pizza, e para que então uma pizzaria pudesse manter um padrão no sabor de suas pizzas comercializadas seria imprescindível o uso do mesmo tipo de lenha durante o ano inteiro, o que certamente está longe da realidade, mas deixando de lado as polêmicas que envolvem este assunto e indo ao que realmente interessa, o que verdadeiramente proporciona o sabor característico de uma pizza assada em um forno a lenha tradicional é a temperatura elevada e o contato direto da massa com a pedra refratária, o que faz a massa ficar levemente crocante por fora e macia por dentro, características proporcionadas  pelo choque térmico que a massa recebe a temperaturas de 300 a 350°C e o calor distribuído uniformemente entre a pedra e a parte superior do forno, o que se traduz em um assado perfeito, massa e cobertura assadas ao mesmo tempo . Com base nestas premissas e observações realizadas em fornos a lenha tradicionais é que se desenvolveu o forno Pizzabon, o qual durante seu desenvolvimento passou por inúmeros testes práticos, funcionando em pizzarias onde se usavam fornos tradicionais e se comparando o produto final alcançado por um forno tradicional com o forno Pizzabon, o qual obteve sucesso absoluto, confirmando a tese de que o que realmente influi na qualidade no assado de uma pizza são a temperatura entre 300 e 350°C,  o contato direto da massa com a pedra e a distribuição uniforme do calor na câmara de assados.
Voltar

 

- Há algum tipo de lenha específico para se usar no forno?
R.: Não, pode-se usar qualquer tipo de lenha, pois, a fumaça ocasionada pela queima da lenha não entra em contato com as pizzas que estão sendo assadas não interferindo no sabor, desta maneira se mantém um produto final de maior qualidade e padronização.
Voltar

 

- O que é briquete (lenha ecológica)?
R.: O briquete é um produto inovador resultante do processo de secagem e prensagem de resíduos de diversos tipos de madeiras.

Voltar

 

 

- Qual a vantagem de se usar briquete (lenha ecológica) em substituição da lenha convencional?
R.: Usando-se briquete (lenha ecológica) contribui-se para uma maior higiene no local, pois este é de fácil acomodação e exige menor espaço para armazenamento. Por ser um produto embalado evita-se a propagação de insetos e ratos. O briquete (lenha ecológica) fornece maior caloria do que a lenha tradicional e é um produto que possui garantia de fornecimento durante o ano inteiro, pois é um produto industrializado e além disso contribui com a preservação do meio ambiente, pois o briquete é fabricado a partir do aproveitamento de restos de madeira. O briquete pode ser usado livremente sem a necessidade de pagamento de taxas de licença como usualmente acontece com a lenha normal.
Voltar

 

- É fácil trabalhar com este forno?
R.: Esta pergunta é facilmente respondida com outra pergunta: “É fácil dirigir um automóvel?”
Voltar

 

- É fácil manusear as pizzas no forno Pizzabon?
R.: Sim, muito fácil, pois, o forno é equipado com um exclusivo sistema de portas deslizantes que oferecem agilidade e rapidez ao trabalho, estas portas podem ficar fechadas, entreabertas ou totalmente abertas, facilitando muito a vida de quem irá manusear as pizzas. As pizzas são colocadas e retiradas do forno com o auxílio de uma pá que já acompanha o forno. O processo é o mesmo quando do uso de um forno a lenha tradicional.
Voltar

 

- As pizzas precisam ser giradas?
R.: Não necessariamente, podem simplesmente ser colocadas sobre a pedra e ficarem estáticas, pois assam homogeneamente.
Voltar

 

- O forno Pizzabon assa esfihas?
R.: Sim, o forno PIzzabon também é ótimo para se assar esfihas, elas são assadas diretamente na pedra e à temperaturas elevadas o que garante um produto final incomparável.
Voltar

 

- O forno Pizzabon também pode ser usado para assar outros tipos de alimentos?
R.: Além de ser usado profissionalmente para assar pizzas e esfihas, também assa carnes, pães, massas e bolos com muita economia e eficiência.
Voltar

 

- Como é o controle de temperatura?
R.: A temperatura é facilmente controlada, há diversas maneiras de se controlar a temperatura no forno Pizzabon. O controle é manual, feito através de um termômetro analógico que mostra a temperatura da parte interna da câmara de assados, o controle pode ser obtido através da regulagem  individual dos queimadores a gás ou,  da abertura das portas e também pelo registro de calor quando usado lenha. 
Voltar

 

- No uso da lenha é necessário o uso dos queimadores  infra-vermelhos?
R.: Tanto no uso da lenha como do gás os queimadores superiores infra-vermelhos têm uma importância no equilíbrio da distribuição de caloria interna na câmara de assados, fazendo com que o assado das pizzas fique perfeito, massa e cobertura assados ao mesmo tempo, portanto, para melhores resultados é recomendado seu uso.
Voltar

 

- Os queimadores a gás possuem controle individual?
R.: Sim, você poderá ligar todos os queimadores individualmente, tanto os queimadores superiores infra-vermelhos como os inferiores que aquecem a base de pedra, podendo dimensioná-los para o trabalho de que você necessita, seja para momentos de trabalho mais ou menos intensos, possibilitando um maior controle da qualidade no assado e maior economia.
Voltar

 

- Como funciona o sistema de gás do forno?
R.: O sistema é de baixa pressão, o que resulta em menor consumo de gás.
Voltar

 

- Este forno trabalha com gás natural?
R.: O forno sai de fábrica para funcionamento com gás GLP, mas poderá ser modificado para funcionar com gás natural, este serviço para modificação está disponível apenas para São Paulo capital, onde possuímos assistência autorizada a fazer esta modificação, para mais informações entre em contato conosco.
Voltar

 

- O gás pode ser fornecido por botijões normais?
R.: Sim, qualquer modelo dos fornos Pizzabon pode trabalhar com apenas um botijão de gás convencional de 13 kg.
Voltar

 

- Qual é o consumo de lenha e gás do forno PIzzabon?
R.: Tratando-se de lenha ou briquete (lenha ecológica) a economia no consumo chega a 60% em relação a um forno tradicional a lenha, no gás também seu consumo é baixíssimo graças ao seu sistema de baixa pressão e amplo isolamento térmico, aproveitando ao máximo a caloria gerada. Para maiores detalhes consulte a ficha técnica de cada modelo.
Voltar

 

- Como é feita a instalação do forno? É difícil?
R.: A instalação é muito simples, após colocado no local onde será usado o forno deverá ser ligado a um ponto de fornecimento de gás GLP ou um simples botijão de gás, e para o uso de lenha deverá ser feita a instalação de chaminés que conduzam a fumaça produzida pela queima da lenha para fora do ambiente.
Voltar

 

- O forno pode ser transportado para outros locais?
R.: Sim, pois esta é uma das grandes vantagens do forno Pizzabon , a possibilidade de sua remoção para outros locais, desta maneira se for preciso fazer alguma mudança de local, esta poderá ser feita sem maiores problemas, além disso o forno poderá ser transportado para ser  usado em festas, feiras e eventos. O forno é equipado com rodízios resistentes e que suportam peso de até 1200 kg.
Voltar

 

- Posso usá-lo para festas, feiras ou eventos?
R.: Com toda certeza você terá sucesso garantido se usar o forno Pizzabon em festas, feiras ou eventos, imagine seus clientes podendo saborear pizzas feitas na hora, em apenas 2 minutos e com o sabor inigualável de um autêntico forno a lenha.
Voltar

 

- Qual a capacidade de produção dos fornos Pizzabon?
R.: O modelo Pizzabon P-25 pode assar aproximadamente 25 pizzas/hora ou 250 esfihas/hora, o modelo Pizzabon P-50 pode assar aproximadamente 50 pizzas/hora ou 500 esfihas/hora e o modelo Pizzabon P-100 pode assar aproximadamente 100 pizzas/hora ou 1000 esfihas/hora.
Voltar

 

- Qual a capacidade de atendimento dos fornos Pizzabon?
R.: O modelo Pizzabon P-25 pode atender de 50 a 75 pessoas/hora, o modelo P-50 pode atender de 100 a 150 pessoas/hora e o modelo P-100 pode atender de 200 a 300 pessoas/hora.
Voltar

 

- De que material este forno é feito?
R.: O forno tem toda sua estrutura fabricada em aço, para cada parte do forno há um tipo de aço especial e dimensionado para atender as mais severas condições de trabalho, principalmente na fornalha onde se exige grande poder de resistência às ações danosas do fogo, para isto o forno Pizzabon conta com um exclusivo sistema de reforço na fornalha, o que garante a durabilidade do forno ao longo do tempo. A base onde as pizzas são assadas é composta de um conjunto de pedras de material refratário e o seu isolamento térmico é composto por lã de vidro e lã de rocha.
Voltar

 

- O forno possui isolamento térmico?
R.: Sim, o isolamento é constituído de grossa camada de lã de vidro e lã de rocha e está presente em toda a estrutura do forno.
Voltar

 

- O forno pode ser desmontado?
R.: O forno tem toda sua estrutura fabricada através de processo de soldagem e já sai de fábrica todo montado, apenas podem ser desmontadas as portas que dão acesso a câmara de assados e alguns locais que dão acesso à manutenção, o restante da estrutura do forno não pode ser desmontada.
Voltar

 

- Como é a manutenção deste forno?
R.: A manutenção é baixíssima, pois o forno Pizzabon foi desenvolvido pensando-se em facilitar a vida de quem tenha necessidade de usá-lo. Na  parte dedicada ao uso da lenha a manutenção é praticamente zero, caso se necessite de alguma reparação no sistema de gás qualquer pessoa que trabalhe com manutenção de fornos e fogões convencionais poderá fazê-la sem maiores dificuldades.
Voltar

 

- Qual a garantia do forno Pizzabon?
R.: O forno Pizzabon possui garantia de 1 ano contra defeito de fabricação.
Voltar

 

- Quanto custa um forno Pizzabon?
R.: Relativamente pouco, pois seu valor é facilmente amortizado em aproximadamente um ano graças à economia de lenha gerada, veja a tabela comparativa do gasto de lenha de um forno tradicional comparado ao gasto de lenha do forno Pizzabon.  Clique aqui para visualizar a tabela de amortização
Voltar

 

- O forno Pizzabon pode ser financiado?
R.: O forno Pizzabon pode ser financiado em até 48 vezes pelo cartão BNDES ou também em até 72 vezes pelo PROGER Urbano Empresarial – Banco do Brasil.
Voltar

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fone/Fax: (45) 3223-2322 - e-mail: coprometal@coprometal.com.br